Horários nobres em redes sociais: por que conhecê-los?

Antes de falarmos sobre os Horários Nobres das Redes Sociais, precisamos entender um pouco o consumo dessas mídias no nosso país.

A IAB Brasil em parceria com a comScore realizou um estudo sobre hábitos de consumo de mídia, que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, a internet é considerada o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados.

Nesta pesquisa, mais de 40% dos entrevistados afirmaram que passam pelo menos duas horas por dia navegando na internet, enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV.

O tempo médio gasto diariamente nas redes sociais pelos brasileiros é de 3,8 horas, maior até que os americanos que passam 2,7 horas online. Grande parte dos entrevistados brasileiros afirmou estar sempre conectado aos aplicativos das redes sociais, sendo Facebook, Whatsapp e Instagram os mais usados.

Com esse notório ganho de força das redes sociais, as empresas passaram a se convencer sobre a importância desses canais e seu impacto nas relações entre marca e consumidor. Desde então, as equipes de marketing vêm desbravando esse universo e descobrindo novas formas de se conectar com seus públicos-alvo procurando entender quem são, o que buscam e quais horários estão conectados.

Visando levantar dados sobre algumas mídias, uma ferramenta de monitoramento digital especialista em gestão e análise, realizou um estudo para avaliar o número de menções coletadas em cada plataforma e determinar o pico de audiência de cada uma delas.

O estudo foi realizado durante todo o ano de 2015 e abordou as três redes que mais recebem investimentos de marcas: Facebook, Twitter e Instagram.

Facebook

Dias da Semana

Horários Nobres: Dias da Semana

Picos de Acesso

Horários Nobres: Picos de Acesso

• O pico de menções foi durante a Segunda – feira das 21 às 22 horas.
• Terça e Quarta feira lideram os dias com usuários mais conectados, atingindo seus picos as 21 e 11 horas respectivamente.
• Sexta, Sábado e Domingo são os dias que possuem menos usuários conectados.

Twitter

Dias da Semana

Horários Nobres: Dias da Semana

Picos de Acesso

Horários Nobres: Picos de Acesso

• O pico de menções foi durante a Terça – feira às 23 horas.
• Quarta e Quinta lideram os dias com mais usuários conectados, atingindo seus picos as 21 e 22 horas respectivamente.
• Sábado é o dia com menos usuários conectados.

Instagram

Dias da Semana

Horários Nobres: Dias da Semana

Picos de Acesso

Horários Nobres: Picos de Acesso

• O pico de menções foi durante a Sexta – feira das 19 às 20 horas.
• Sexta e Sábado lideram os dias com mais usuários conectados, atingindo seus picos as 19 e 21 horas respectivamente.
• Segunda e Terça são os dias com menos usuários conectados.

Os feeds estão cada vez mais cheios de informações e, por isso, é muito difícil prender a atenção dos usuários. Isso se torna ainda mais complicado quando o conteúdo não é de um amigo na rede social, e sim de uma marca.

Mapear quais os dias e horários de destaque é essencial para conseguir entender e conhecer o comportamento dos usuários nesses canais e, assim, pensar em estratégias mais eficazes de relacionamento.

Vale lembrar, no entanto, que este estudo apresentou um panorama geral dos três canais analisados, mas cada tipo de público tem um comportamento diferente nas redes sociais, por isso é importante identificar, conhecer e analisar a sua audiência específica na hora de criar e aplicar seu plano de marketing de conteúdo.

Facebooktwittergoogle_plus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *