Pesquisas não-lineares, como realizar o que era praticamente impossível?

Pesquisas não-lineares, como realizar o que era praticamente impossível?

As pesquisas lineares, aquelas que se desenvolvem numa única direção, ou seja, a seqüência de perguntas é sempre a mesma, independente das respostas dadas por cada indivíduo entrevistado, são muito simples de serem realizadas, sejam por questionários impressos ou meios eletrônicos.

Agora, como fazer pesquisas não-lineares, aquelas em que a seqüência de perguntas muda em função das respostas dadas por cada indivíduo?

Para entender melhor, imagine a seguinte pesquisa linear:

  1. O que você achou do nosso restaurante?
    1. Bom
    2. Regular
    3. Ruim

Após responder essa pergunta o entrevistado encerraria a pesquisa, e mesmo que votasse em “c. Ruim”, nada mais seria investigado.

Agora imagine a pesquisa não-linear com a mesma pergunta primária:

  1. O que você achou do nosso restaurante?
    1. Bom
    2. Regular
    3. Ruim

A não linearidade da estrutura da pesquisa nos permite por exemplo, se o entrevistado votar em “a. Bom, encerrar a pesquisa e não colher mais nenhuma informação, mas se ele votar em “c. Ruim”, investigar mais a fundo a questão e perguntar:

  1. O que mais deixou você insatisfeito?
    1. Nosso cardápio
    2. Nosso ambiente
    3. Nosso atendimento

Dessa forma, numa única pesquisa não-linear, conseguimos identificar com clareza o problema, através da customização individualizada de cada questionário, em função das respostas anteriores de cada entrevistado.

Apesar de simples, nosso exemplo nos capacita a imaginar e extrapolar o raciocínio para grandes e complexas pesquisas não-lineares, onde tanto questionários impressos, quanto eletrônicos até então, seriam incapazes de realizar.

Mas como realizar pesquisas não-lineares, complexas, de maneira simples e eficaz?

A resposta está na “ferramenta” chamada Pulo Lógico da plataforma de gestão de pesquisas Comentto, onde pesquisas grandes, complexas e não-lineares, podem ser realizadas com facilidade e em tempo real.

A Comentto é referência de excelência em soluções globais de pesquisa, desenvolve e comercializa soluções de alta tecnologia para a realização de pesquisas e nos surpreendeu com mais essa solução! Viva!

Deixe um comentário---

Back to top