Cálculo Amostral: como calcular o número de indivíduos necessários para uma pesquisa quantitativa?

Cálculo Amostral: como calcular o número de indivíduos necessários para uma pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa trabalha com indicadores numéricos, rígidos critérios estatísticos e realiza projeções para a população.

Um dos erros mais comuns na realização dessas pesquisas está na definição da amostra. Por desconhecimento, o pesquisador decide entrevistar um grande número de pessoas, quase a totalidade do seu universo, como única forma se obter resultados confiáveis.

É claro que quanto mais pessoas entrevistamos, quanto maior é o meu percentual sobre o total da população investigada, maior será nossa exatidão, mas também maior será o custo, o tempo para realização, tabulação e análise dos resultados. Por isso, atenção!

Para a definição da amostra, utilizamos um modelo estatístico que, definido os parâmetro fundamentais, nos informa o número representativo de pessoas ou eventos que devemos coletar para se conseguir a confiabilidade pré-definida dos resultados, segundo o universo ao qual se dispõe.

Parâmetros do cálculo amostral

E como fazer? Primeiro precisamos conhecer cada parâmetro/variável envolvido:

População – Conjunto de todos as pessoas ou resultados sob investigação.
Amostra – Parcela, um subconjunto, da população que efetivamente iremos investigar.
Erro amostral – Índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Um erro amostral de 5% indica que o resultado poderá variar para mais 5% ou menos 5%. Esta variável depende do tipo de produto ou negócio, por exemplo se envolve vidas, como no ramo farmacêutico, o menor erro amostral deverá ser adotado.
Distribuição da população – Grau de homogeneidade da população. Quanto menos variada é a população, menor é a amostra necessária. Por exemplo, uma pesquisa realizada na cidade inteira requer uma amostra maior por tratar-se de pessoas de todos os níveis sociais e diferentes idades, do que uma pesquisa realizada dentro de uma empresa.
Nível de confiança – Representa a probabilidade da amostra coletada refletir a população.

Como calcular a amostra

Para facilitar a sua pesquisa, nós da Comentto disponibilizamos uma calculadora para a realização do cálculo amostral, onde você poderá determinar a sua amostra de forma rápida e confiável, segundo a população sob investigação.

Assim, evitamos a adoção de critérios subjetivos para o número de pessoas a serem entrevistadas e obtemos confiabilidade em nossos resultados.

192 Comentários ---

  1. EDGAR SANTOS
    OLÁ BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER COMO E FEITO ESTE CALCULO APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO, AGRADEÇO A ATENÇÃO DE TODOS
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Edgar, A amostra é calculada da mesma forma, baseada nos parâmetros citados no texto acima. É importante se atentar ao fato de que uma boa amostra frente a atributos como nível sócio-econômico, sexo, grau de escolaridade e idade, devem refletir a população. Abraço, Vinícius
    • Naiara Kecia dos Santos Silva
      Olá gostaria de saber como calculo minha amostra,visto que vou fazer uma pesquisa com alunos de publicidade e jornalismo na minha faculdade sobre o numeros de leitores jornalistico com a chegada do web jornalismo?
      • Bianca
        Olá Naiara, bom dia! Considere uma população homogênea. Você pode realizar esta conta através da nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
  2. Izabela
    Ola, tenho uma duvida em relação ao calculo do tamanho amostral. Fiz minha dissertação de mestrado com obesas de baixa renda e encontrei uma ingestão calorica de 1700,00Kcal. No doutorado pretendo desenvolver o mesmo trabalho mas comparar a ingestão de uma grupo de baixa renda com um grupo de renda alta. Como faço o calculo?
    • Vinícius (Comentto)
      Olá, Izabela, No seu caso, desconhecendo a metodologia da sua pesquisa, o cálculo da amostra necessária deve ser feito separadamente para cada grupo. Assim, é preciso estimar o tamanho da população de pessoas obesas de baixa renda, tanto quanto o tamanho da população de pessoas obesas de renda alta, para sua pesquisa poder chegar a um bom intervalo de confiança. Abraço, Vinícius
  3. Madalena
    Ola, como eu faço para calcular o tamanho da minha amostra para minha dissertação de mestrado onde eu estudo o grau de hipotensão arterial após aplicação de uma certa droga em pacientes de 18 a 60 anos, sem comorbidades? Obrigada
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Madalena, Você precisa saber qual é o tamanho da população de pacientes conforme as restrições que você citou. Abraço, Vinícius
  4. ELOÁ MEDEIROS
    Olá, meu estudo envolve o perfil de utilização de medicamentos em uma população de pacientes de um posto de saúde. Analisarei apenas pacientes hipertensos e diabéticos. Se eu tenho uma população de 10531 pacientes e a prevalência nacional de hipertensão é de 32% e de diabetes é de 7,6%, qual é a minha amostra? Considero todos os pacientes com essas patologias ou posso ter uma amostra dentro deste universo? Agradeço a atenção.
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Eloá! Sua amostra será calculada da mesma forma. Lembre-se que, quanto mais a sua amostra refletir a população, mais fiel será o resultado da pesquisa.
  5. ANDRE
    estou fazendo uma pesquisa, de satisfação de alunos em uma academia de porto alegre....sera realizado um questionário fechado... vai participar o publico 100% da população da academia...precisara do calculo amostral em meu projeto, mesmo sendo todos pesquisados??? obrigado por sua atenção
    • Vinícius (Comentto)
      Olá, André. Já que toda a população da pesquisa irá respondê-la, você não precisa do cálculo amostral. Esse tipo de pesquisa é chamada censo.
  6. Cínthia Graziela
    Olá, Vinícius! Estou fazendo uma pesquisa de prevalência de dor em professores de ensino infantil das UMEI's de BH. São 104 escolas (UMEI's), preciso selecionar o número de escolas para a minha pesquisa e posteriomente aplicar um questionário para os professores das escolas selecionadas. Você poderia me esclarecer sobre como fazer o cálculo? Obrigada!!
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Cínthia! Vai depender da sua metodologia. Todos os professores das UMEIs escolhidas serão entrevistados, ou apenas uma parcela de todos os professores, considerando todas as UMEIs? Se o resultado for agrupado por UMEIs, calcule a amostra baseada na população de UMEIs. Se o seu resultado for focado nos professores, calcule a amostra baseada na população de professores, considerando todas as UMEIs. Esclareci sua dúvida? Fique a vontade para responder este comentário. Abraços.
      • Cínthia Graziela
        Sim. Obrigada! Todos os professores das UMEI's selecionadas farão parte do estudo. Abraços.
  7. Filipe
    como referenciar esta pagina em um artigo?
    • Vinícius (Comentto)
      Filipe, veja se isso aqui pode te ajudar: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48764/referencias-bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho.
  8. Jessika Villalon
    Olá! Meu estudo analisará a qualidade do serviço prestado por um restaurante popular da cidade de Palmas TO. A média de pessoas que frequentam o restaurante é de 2000 (duas mil) por dia. Como posso definir o parâmetro de distribuição da população?
    • Vinícius (Comentto)
      O parâmetro de distribuição da população representa o grau de homogeneidade da população. Se a população é mais homogênea, que no seu caso pode representar menor diferença entre os indivíduos com relação a renda/classe social, etnia, gênero (...), você deve escolher o 50/50. Caso esses atributos sejam bem variados (consequentemente menos homogêneos), escolha 80/20.
  9. TIAGO
    Preciso saber como calcular a quantidade de clientes preciso aplicar questionário na empresa, se o total é de 4500
    • Vinícius (Comentto)
      Você pode realizar o cálculo amostral de forma fácil usando a nossa calculadora: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
  10. Lucas Ramos
    Olá, estou escrevendo meu primeiro TCC na área de turismo. Preciso aplicar formulário para turistas para saber se estão estão assimilando as divulgações da secretaria de turismo. Enfim, vou fazer essa pesquisa em hotéis, minha cidade possui 300 hotéis, escolhi fazer minha pesquisa em 14, defini eles porque possuem o COMTUR, um cadastro junto o Ministerio de Turismo. Minha dúvida esta na amostragem. Esses 14 hotéis que escolhi, já são minha amostragem? e os formularios? eu precisarei calcular quantos turistas todos os 14 hotéis suportam e a partir disso calcular outra amostragem? para assim saber quantos formulários aplicar.
    • Lucas Ramos
      Opa! a cidade possui 30 (trinta) hotéis, e não 300. :D
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Lucas. Se o seu objetivo é aplicar o questionário com turistas, você deve estimar a quantidade total de turistas (população) para então conseguir chegar a uma amostra. Nesse caso, a quantidade de hotéis que você escolhe para aplicar a pesquisa pode interferir na qualidade da sua amostra. Possivelmente, quanto menor o número de hotéis que a pesquisa for aplicada, pior será a qualidade de sua amostra, pois refletirá menos a população.
    • Cintia
      Pesquisa com 20 pessoas. Qual seria a amostragem ideal?
      • Bianca
        Olá Cintia, boa tarde! O ideal seria que você entrevistasse as 20 pessoas por se tratar de um número baixo. Mas, se você considerar um erro amostral de 5% (índices maiores que esse já não representam com tanta fidelidade a população) sua amostra seria de 19 pessoas. Boa sorte!
  11. Felipe Souza
    Boa Tarde!! eu tenho uma população de 152 casas e vou fazer um questionário para entrevistar 60 pessoas de 152 casas, para ter uma amostra confiável apenas essas 60 entrevistas são suficientes? é a para o meu tcc, preciso colocar na minha metodologia..abraço agradeço desde agora!
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Felipe. Você pode realizar esse cálculo de forma fácil usando a nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/.
      • EDGAR SANTOS
        A MINHA FACULDADE PEDIU PARA EU FAZER UMA PESQUISA DE OPINIÃO PUBLICA, A MINHA CIDADE TEM 14.500 ELEITORES QUANTOS PESSOAS QUANTAS PESSOA DEVO ENTREVISTAR, E AO MESMO TEMPO QUERO COMPRAR ESTA CALCULADORA, COMO ADGUIRILA . UM ABC. A TODOS
      • Vinícius (Comentto)
        Oi, Edgar. Você pode realizar esse cálculo de forma fácil e rápida usando a nossa calculadora amostral, é só clicar no link: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/.
  12. Alex
    Sr. Vinícius boa tarde! Estou precisando realizar no sistema de gestão da qualidade pertencente a empresa que trabalho uma pesquisa de satisfação de cliente interno para monitorar trimestralmente um indicador cujo resultado esperado é de maior ou igual a 80%. Meu universo são de dois entrevistados. Ferramenta de trabalho é um formulário que possui os seguintes itens para avaliação: 1 - Padrão de qualidade conforme parâmetros 2 - Índice de ruptura 3 - Cumprimento do prazo de entrega Alternativas de marcações para cada uma são as que seguem: Muito Satisfeito (8 - 10) Satisfeito (5 - 7,9) Insatisfeito (3 - 4,9) Muito Insatisfeito (0 - 2,9) Com relação ao 3º trimestre do corrente ano eles responderam: 1ª pergunta: um disse estar Satisfeito - nota 7 e o outro Insatisfeito - nota 3,5 2ª pergunta: um disse estar Satisfeito - nota 7 e o outro Insatisfeito - nota 3,4 3ª pergunta: um disse estar Muito Satisfeito - nota 9 e o outro Satisfeito - nota 7,9 O cálculo que disponho não resulta em um dado consistente. É o que segue: SOMA de "Muito Satisfeito" ou "Satisfeito" X 100 / SOMA de pesquisas respondidas. Pergunto se o senhor poderia dar uma olhada e me ajudar. Desde já agradeço toda atenção que me for dispensada.
    • Vinícius (Comentto)
      Alex, não sei se entendi bem a sua dúvida. O cálculo pode variar conforme o que se pretende encontrar. Creio que você poderia fazer a média por pergunta (soma do valores da respostas/qtd. de respostas), e chegar a um indicador que seria categorizado como muito satisfeito, satisfeito, etc.
  13. Matheus
    Bom dia, qual o cálculo para determinar o erro amostral ?? Obrigado
  14. marcia gisam
    Bom dia Sr.Vinicius, Pretendo realizar uma pesquisa satisfação de consumidores na farmacia onde trabalho. Usarei questionário com 3 perguntas mas tenho dúvida de quantas pessoas terei que entrevistar. Usando a calculadora do seu site, o que devo considerar como população? seria o número total de clientes que atendo no mês? Infelizmente não tenho meus clientes cadastrados. Obrigada pela ajuda.
    • Vinícius (Comentto)
      Márcia, no seu caso, a população pode ser o número total de clientes da farmácia. Você pode considerar fazer uma estimativa caso não tenha esse número exato.
  15. fabiano gonçalves
    Li uma pesquisa na revista exame em que diz que 80% dos gestores em algum momento de sua carreira age de forma antietica...quero fazer esta pesquisa aqui na faculdade como devo proceder? quantas pessoas devo entrevistar. to sem noção de como começar...
    • Vinícius (Comentto)
      Você pode começar estimando a população de gestores que a sua pesquisa tem como foco (Brasil, América do Sul, mundo...) para depois calcular a amostra.
  16. Fernanda
    Olá, estou realizando um trabalho sobre caracterização de resíduos. Preciso determinar um número de amostras confiáveis para o trabalho. O trabalho consiste na pesagem dos resíduos por dia. Ou seja o números de amostras, seria o número de dias de pesagem necessários. Como faço para determinar esta amostra?
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Fernanda, o cálculo da amostra se mostra necessário em pesquisas quantitativas. Pesquisas qualitativas dispensam esse cálculo. Você pode realizar o cálculo da amostra usando a nossa calculadora que se encontra nesse link: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/. Caso tenha alguma dúvida não exite em deixar um comentário.
  17. alex santana
    Uma pesquisa de 200 pessoas que utilizam a transporte A, b, c , como faço pra saber o total de pessoas que utilizam os tres tipos???
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Alex. Não entendi a sua pergunta.
  18. Alexandra
    Bom dia, Como faço para dividir uma amostra de 400 entrevistas nas classificações sócio econômicas em A B C D? E como divido a mesma amostra por idade? Obrigada
    • Vinícius (Comentto)
      Alexandra, depende do seu objetivo. Você pode calcular a amostra necessária de cada classificação socioeconômica separada, a amostra por idade ou a amostra no total. Tudo vai depender do aspecto que você pretende analisar.
  19. simone de almeida pomocena
    Após um estudo estatístico na empresa Construções do Brasil S.A., onde há 162 colaboradores, foi observada a ocorrência de 31 ausências ao trabalho em março de 2014. Tal estudo constatou que, dentre as 31 ausências, 15 ocorreram por acidente de trabalho devido à falta de utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), 9 por motivos de doenças não relacionadas ao trabalho e os demais funcionários faltantes não apresentaram justificativas.. 1. Se escolhermos aleatoriamente 1 colaborador da empresa, qual é a probabilidade de ele ser um dos faltantes no período mencionado? 2. Ao escolhermos aleatoriamente 1 colaborador dentre os faltantes em março de 2014, qual é a probabilidade de que o mesmo tenha sofrido algum acidente de trabalho nesse período? 3. Ao escolhermos aleatoriamente 1 colaborador dentre os faltantes em março de 2014, qual é a probabilidade de que ele tenha se ausentado nesse período por algum motivo de doença não relacionada ao trabalho? 4. Se escolhermos aleatoriamente 1 colaborador da empresa, qual é a probabilidade de ele ser um dos faltantes que não apresentou justificativa? Após um estudo estatístico na empresa Construções do Brasil S.A., onde há 162 colaboradores, foi observada a ocorrência de 31 ausências ao trabalho em março de 2014. Tal estudo constatou que, dentre as 31 ausências, 15 ocorreram por acidente de trabalho devido à falta de utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), 9 por motivos de doenças não relacionadas ao trabalho e os demais funcionários faltantes não apresentaram justificativas.. 1. Se escolhermos aleatoriamente 1 colaborador da empresa, qual é a probabilidade de ele ser um dos faltantes no período mencionado? 2. Ao escolhermos aleatoriamente 1 colaborador dentre os faltantes em março de 2014, qual é a probabilidade de que o mesmo tenha sofrido algum acidente de trabalho nesse período? 3. Ao escolhermos aleatoriamente 1 colaborador dentre os faltantes em março de 2014, qual é a probabilidade de que ele tenha se ausentado nesse período por algum motivo de doença não relacionada ao trabalho? 4. Se escolhermos aleatoriamente 1 colaborador da empresa, qual é a probabilidade de ele ser um dos faltantes que não apresentou justificativa?
    • Vinícius (Comentto)
      Olá, Simone. Não deixe seu professor saber disso. Rs.
  20. Marcela Silva de Medeiros
    Boa tarde! Estou fazendo um trabalho e preciso aplicar pesquisas para vários universos. Quando meu universo - N é alto, minha amostra é menor e quando meu universo - N é baixo minha amostra fica grande. Ex: N=5.450 a amostra é 359. Quando o N=141 a amostra é 104. É isso mesmo?
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Marcela! É mais ou menos isso sim. Quanto maior o seu universo, menor é a sua amostra, relativamente.
  21. marlise de barros
    Olá! Estou tentando fazer um levantamento de quantas mulheres conseguem fazer determinada atividade física a fim de comparar homens e mulheres de um determinado grupo. Somos em um total de 110 mulheres dentro de um grupo maior de 1100 pessoas (ou seja 110 são mulheres e 990 são homens). Que tamanho da amostra devo obter para o grupo de mulheres e qual o tamanho para o grupo de homens??? Obrigada em poder responder!!! Além disso preciso ter amparo técnico de informar que a quantidade de pessoas pesquisadas é o correto.
    • Vinícius (Comentto)
      Oi, Marlise. Para calcular a amostra você pode usar a nossa calculadora amostral através do link http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/. Para o embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  22. Leonardo
    Boa tarde amigo, preciso fazer uma pesquisa de campo em uma comunidade com 16000 habitantes, gostaria de saber como realizar esse cálculo manualmente pois preciso demostrar o cálculo na apresentação.
    • Vinícius (Comentto)
      Boa tarde, Leonardo! Para calcular a amostra você pode usar a nossa calculadora amostral através do link http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/. Para o embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  23. Filipe Conde Massati
    Bom dia ilustre, O meu trabalho do fim do curso fala da Importância da qualidade no atendimento dos serviços no sector bancário. Com um estudo em causa, a população 200 e amostra é 110 clientes e o docente pediu-me a formula que usei para encontrar está amostra. Uma ajuda please!!
    • Bianca
      Bom Dia, Filipe! Levando em conta que as entrevistas serão realizadas no banco, temos uma população homogêna. Assim considerando um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95% obtemos a amostra de 111 pessoas. Se quiser conferir este cálculo basta inserir essas informações na calculadora através do link http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
  24. Simone Mendes
    Boa tarde, Parabéns pela criação da calculadora. É uma excelente ferramenta. Queria ajuda para uma dúvida. Apliquei 148 questionários com todos os egressos de um curso de graduação que estou estudando ( censo). Destes, 102 responderam. Como faço para validar esta amostra? Como é a população de egressos do mesmo tipo de curso posso considerar homogênea? Grata.
    • Bianca
      Bom Dia, Simone! Pode –se sim considerar a população homogênea nesta situação. Levando isso em conta, se você utilizar um nível de confiança variando entre 4% e 5% e um nível de confiança de 95% a amostra irá de 108 à 93 respectivamente. Para calcular a amostra você pode usar a nossa calculadora amostral através do link http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
  25. Elisa
    Olá! Quero saber se existe alguma referência dessa parte teórica e dos cálculos, por gentileza! Agradeço.
    • Bianca
      Olá Elisa, bom dia! Para o embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  26. Kleyton Tavares
    Vinícius, boa tarde. Gostaria de saber apenas qual a metodologia que se vocês se basearam para esse modelo estatístico? Irei fazer uma aplicação de questionário para um estudo, e preciso de uma fonte metodológica. Desde já agradeço
    • Bianca
      Olá Kleyton, bom dia! Para o embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  27. REGINA CUNHA
    boa noite! Faço parte de um grupo de estudo, e estamos em dúvida como calcular a amostra da pesquisa de estratificação. Temos aproximadamente 608 alunos com idade a partir de 50 anos de idade. Você pode ajuda-me?
    • Bianca
      Olá Regina, bom dia! Para calcular a amostra primeiro precisamos levar em conta se a população é homogênea ou heterogênea. No seu caso se esses alunos pertencerem a mesma escola, ao mesmo ambiente e tiverem similaridades sócio – culturais, pode se considerar que são uma população homogênea e então a estratificação será de 176 pessoas. Em caso de dúvidas esse é um excelente material para o embasamento teórico: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  28. Frederico
    Olá! Gostaria de saber onde consigo a fórmula para calcular a quantidade de questionários que devo aplicar no caso de uma pesquisa eleitoral. A calculadora é bem interessante, mas com a fórmula conseguiria ampliar algumas informações... Vocês teriam ela? Obrigado!
    • Bianca
      Olá Frederico, bom dia! Você pode encontrar a fórmula e maiores embasamentos teóricos neste material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  29. Luciano Caçador Morais
    Prezados, tenho uma dúvida e gostaria de saber se voces poderiam dar uma ajuda. Fazemos um pesquisa do nosso departamento, o departamento é de suporte técnico, ou seja, para todos os chamados resolvidos, é enviado uma pesquisa de satisfação, uma média de 2.000 chamados por mes e tenho uma reposta de mais ou menos 10% desses chamados. Minha dúvida é a seguinte, estamos focados em pelo menos 10% por mês responderem a pergunta, lógico que quanto mais melhor, porém existe algum estado que informa que é necessário pelo menos 10%, alguém sabe algo sobre isso ?
    • Bianca
      Olá Luciano, bom dia! Considerando que a sua população é homogênea por todos fazerem parte do mesmo setor dentro da empresa, a amostra da pesquisa seria de 220 pessoas. Para estabelecer essa quantidade necessária de entrevistas é preciso realizar o cálculo amostral da sua população, que pode ser feita na nossa calculadora amostral do blog http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . E para maior embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  30. Silvia Gardênia
    Olá, Boa Noite meu estudo será feito em faculdades da minha cidade. temos 39 . iniciei minha pesquisa e pretendo usar uma porcentagem de 10%, ou seja, em pelo menos 3 faculdades. mais o complicado está em aplicar o questionário. gostaria de aplicar com alunos e colaboradores das instituições. como determinar uma porcentagem entre alunos e colaboradores. basta saber a quantidade deles em cada faculdade ? e como faço isso? Desde já agradeço sua atenção...
    • Bianca
      Olá Silvia, Boa Tarde! Você deve levantar a quantidade total de alunos e colaboradores em cada instituição para determinar a amostra necessária de entrevistados. Pode fazer isso através da nossa calculadora amostral:http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ E para maior embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  31. Adriano Lopes da Cunha
    Boa tarde! Pretendo aplicar um questionário em um mercado de um bairro de Petrópolis. O intuito é saber informações sobre quais meios de comunicação os clientes usam... Para calcular a amostra devo utilizar como população a média das vendas no mês? Estou meio perdido, se puder me ajudar, fico agradecido!
    • Bianca
      Olá Adriano, Boa Tarde! O ideal seria ter uma base de quantas pessoas passam mensalmente neste mercado ou uma média dos últimos meses. Assim, você poderá determinar mais fidedignamente a amostra. E para maior embasamento teórico, esse é um excelente material: http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  32. Rosa
    Boa noite Vinícius Preciso fazer uma pesquisa de mercado, dimensionando a porcentagem de pessoas em Belo Horizonte que comprariam determinado produto. Selecionei dez bairros da cidade onde mais de 20% dos domicílios vivem com renda acima de 10 salários mínimos porque têm mais chance de comprar o produto. Mas, quantos questionários devo aplicar? Sei o total de moradores em cada um destes bairros e o total nos 10 bairros. Qual deles devo considerar como o tamanho da amostra? Segunda questão, devo aplicar o questionário somente para quem se enquadra nesta faixa de renda ou aplico no bairro aleatoriamente? Muito obrigada pela atenção. Rosa
    • Bianca
      Olá Rosa, Boa Tarde! Você deve considerar a amostra por bairros, assim o seu resultado será mais fiel a representação geral dessa população. Sobre a aplicação do questionário, isto depende do(s) seu(s) objetivo(s) da pesquisa. Se possuir mais de 10 salários mínimos é uma condição, a sua amostra deve ser calculada somente em cima dessas famílias. Se não, a amostra pode ser aleatória. E para maior embasamento teórico, esse é um excelente material:http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  33. Aline
    Olá Vinicius Irei realizar um estudo em restaurantes tipo self service cadastrados nas vigilâncias municipais de duas cidades sobre as condições higiênico sanitárias. Como posso calcular a amostra que irei precisar para desenvolver a pesquisa?
    • Bianca
      Olá Aline, bom dia! Primeiro você precisa saber quantas pessoas circulam em média nesses restaurantes para então determinar a amostra. Para maior embasamento teórico, esse é um excelente material:http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  34. Camilla Noronha
    Olá, quero saber em uma amostra de 75 abacaxis, quero calcular o rendimento no processo de secagem, qual o número de abacaxis que pego significativo, para calcular o rendimento?
    • Bianca
      Olá Camila, boa tarde! Não entendi muito bem a sua dúvida. Talvez esse material possa te ajudar:http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  35. DYULLE RIBEIRO TUNES
    Olá amigo, bom eu estou fazendo meu tcc cujo o tema é analise da qualidade no atendimento: defensoria pública, e nisso eu irei aplicar os questionários aos usuários da instituição. para achar minha amostra eu peguei a quantidade de atendimento do mês de setembro de 2015 que foi 1102 que no caso é a população e a amostra é de 167, margem de erro 7% e o nível de confiança é de 95%, eu coloquei a Distribuição da população como sendo heterogênea , porém estou com duvida na questão da Distribuição da população.
    • Bianca
      Olá Dyulle, boa tarde! Pode considerar a população homogênea, uma vez que todos são usuários da instituição e fazem parte deste mesmo ambiente.
  36. Líliam Barbosa Silva
    Olá gostaria de saber como é feito cálculo amostral de um desfecho que é 100% de minha população? No caso, vou aplicar um questionário estruturado, em equipes de Saúde da Família que atendem idosos hipertensos e diabéticos. Teoricamente todos fazem esse atendimento, mas não conseguirei aplicar em todos. Que fórmula devo usar? Muito grata Líliam
    • Bianca
      Olá Líliam, boa tarde! Primeiro você precisa saber exatamente a totalidade de idosos hipertensos e diabéticos usuários do programa. Em cima disso, será possível determinar a sua amostra. Você pode utilizar a calculadora amostral do nosso site http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
      • Líliam Barbosa Silva
        Olá Bianca agradeço. E só mais uma dúvida, caso possa me esclarecer. Tenho um estudo principal, de corte transversal, cuja amostra é probabilística. Depois tenho a necessidade de fazer um novo estudo, para responder novos questionamentos surgidos do estudo principal. Daí, do total da amostra calculada (n=525) do estudo principal, vou incluir no novo estudo apenas aqueles idosos hipertensos e diabéticos que fazem uso do posto de saúde. Antes poderia participar qualquer idoso. A dúvida é: nessa nova proposta de estudo, continuo tendo uma amostra probabilística, ou ela passa a ser de conveniência? Se for de conveniência, necessito, mesmo assim, fazer novo cálculo amostral? E se eu não alcançar o novo n da amostra com o primeiro estudo, devo incluir novos idosos? Att Líliam
      • Bianca
        Olá Líliam, Se você for entrevistar apenas idosos hipertensos e diabéticos que fazem uso do posto de saúde a sua amostra será por conveniência, uma vez que terá que separar este grupo dos demais entrevistados na primeira fase. Espero ter ajudado!
  37. Polliana Lopes
    Olá! Preciso definir uma amostragem para uma pesquisa monográfica. Gostei muito do seu artigo, já me ajudou bastante, mas será que poderia me falar como seria o cálculo (sem a calculadora e alguma referência bibliográfica que cite esse cálculo para que eu possa colocar na mesma? Desde já agradeço e parabéns pelo site.
    • Bianca
      Olá Polliana,boa tarde! Talvez esse material possa te ajudar:http://www.inf.ufsc.br/~freitas/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf Obrigada e boa sorte!
      • Polliana Lopes
        Muito obrigada Bianca!
      • Bianca
        De nada Polliana, espero ter ajudado ;)
  38. Irma Francisco
    Gostaria de saber qual deve ser a amostra efectiva para a população que me proponho à estudar: estudantes são 122 e docentes são 34!
    • Bianca
      Olá Irma, bom dia! Se todas essas pessoas fizerem parte do mesmo ambiente educacional, considera-se uma população homogênea. Assim, a sua amostra será de 96 pessoas.
  39. Paula
    Fiz uma pesquisa com 108 clientes em uma agência bancária sem antes buscar saber a população para verificar qual seria o valor da amostra ideal.Agora não tem mais como refazer,a apresentação é amanhã.Nesse caso,como devo proceder?Minha pesquisa foi invalidada?A população é de 19.292 clientes
    • Bianca
      Olá Paula, boa tarde! Para sua pesquisa não ser invalidade, aumente o seu erro amostral de 5% (padrão) para 8%. Assim a sua amostra será de 96 pessoas, você fica acima da amostra com os 108 entrevistados. Boa Sorte!
  40. Simone
    Olá, boa tarde! Irei avaliar, através de exame clínico e entrevista, pacientes com uma determinada síndrome e pacientes sem síndrome nenhuma, grupo doença e grupo controle. Como calculo a amostra a ser avaliada? O grupo controle são pacientes das clínicas da escola que trabalho e o grupo doença são pacientes que frequentam um hospital. Muito obrigada.
    • Bianca
      Olá Simone, boa tarde! Você pode calcular a amostra considerando uma população heterogênea, uma vez que os indivíduos possuem condições e localizações diferentes. A nossa calculadora te ajuda a realizar esse cálculo: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ .
  41. Leticia
    Olá, Em uma população homogênea, qual o critério ou cálculo adotado para a amostragem? Em minha pesquisa preciso apresentar a memória de cálculo e justificar a amostra. Como faço?
    • Bianca
      Olá Leticia, Uma população homogênea como o próprio nome remete trata-se de uma população com mais homogeneidade, ou seja, é menos variada e assim menor é a amostra necessária. Para maior embasamento teórico você pode consultar estes dois materiais: http://www.ufscar.br/jcfogo/EACH/Arquivos/Material_Aula_2.pdf http://www.inf.ufsc.br/~freitas.filho/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  42. Paola
    Por favor estou fazendo uma pesquisa quantitativa na área da educação são o levantamento de materiais q tem na sala desses professores porém são 24 professores e apenas 10 quiseram colabora de fato com a pesquisa... será q tem algum problema serem apenas 10 professores dos 24?
    • Bianca
      Olá Paola, bom dia! Se fosse considerado um erro amostral de 5% - o que é o mais comum de ser usado - você precisaria entrevistar 22 pessoas. Como conseguiu 10 entrevistas, você poderia se basear em um erro amostral de 20%. O erro amostral é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Um erro amostral de 20% indica que o resultado poderá variar para mais 20% ou menos 20%. Você pode obter um resultado, mas observando pela estatística esse resultado não será muito confiável devido ao seu grande erro amostral e também pelo fato dos dez respondentes não serem professores aleatórios. Uma boa pesquisa precisa contar com uma estratificação de amostra variada para representar fielmente a sua população. Qual é de fato o seu problema de pesquisa? Dependendo do que deseja ser analisado um outro tipo de pesquisa mais subjetiva pode ser realizada.
  43. Joelmir Gonçalves
    Olá. Estou fazendo meu TCC sobre resíduos da construção civil. Na etapa qualitativa preciso de uma metodologia para saber o quantas amostras vou precisar coletar para fazer a analise gravimetrica dos resíduos. As caçambas estacionária de entulho tem 5m³, quantas amostras vou precisar coletar? Vou usar o método de quarteamento. A geração de resíduos da construção civil da minha cidade é de 173,750 ton/ano Obrigado!
    • Bianca
      Olá Joelmir, bom dia! Se a geração de resíduos da construção civil da sua cidade é de 173,750 ton/ano a amostra que você terá que analisar é de 103 ton/ano. Pode estratificar isso para as caçambas e lembre-se de levar em conta a construção civil de todo o município! Boa sorte!
  44. Victor
    Boa noite. Estou realizando minha pesquisa de Mestrado na construção civil e tenho realizar diversos ensaios laboratoriais. testarei quatro tipos diferentes de materiais, porém devido ao alto custo de cada tipo de material, tomamos a decisão (eu e meu orientador) de realizar 3 ensaios por tipo de material, totalizando 12 ensaios. Através de uma amiga Matemática, ela comentou que eu poderia realizar um cálculo amostral para tentar provar que 3 ensaios para cada tipo de material a ser testado seria suficiente pata se ter a confiabilidade dos resultados (até pq os resultados não variam tanto). No entanto, estou em dúvida nas variáveis que tenho que considerar, principalmente no tamanho da população. Devo considerar as 12 amostras (total de ensaios)? Agradeço antecipadamente.
    • Bianca
      Olá Victor, bom dia! Você pode considerar a população de 12 amostras com um erro amostral de 5% e nível de confiança de 95% já que os resultados não variam muito. Por ser um número baixo de população (12 amostras) é necessário realizar os ensaios em todos os materiais! Boa Sorte!
  45. Anna Carolina
    Olá! Gostaria de saber como posso realizar o cálculo amostral da minha pesquisa. Pretendo estudar a prevalência de fatores de risco para infarto agudo do miocárdio em um hospital da minha cidade. Devo buscar estudos que tenham os valores de prevalência destes fatores de risco em outro hospital? Ou devo buscar estudos que me digam qual a prevalência de infarto em hospitais? Aguardo!
    • Bianca
      Olá Anna, bom dia! Se a sua pesquisa for delimitada somente a esse hospital e não sobre os fatores de risco para infarto agudo do miocárdio em toda a cidade, você deve levar em consideração somente os dados do hospital que irá trabalhar. Boa sorte!
  46. Suellen Gomes
    Olá, irei realizar uma pesquisa na qual irei precisar aplicar questionário... Para vários grupos, por exemplo: - assentamentos (12 assentamentos no total, tenho que selecionar alguns, e depois de selecionar os assentamentos, terei que selecionar alguns assentados em cada assentamento, você poderia me dar uma luz de como fazer essa amostra?; -Conselho gestor (selecionar os participantes do conselho gestor; - Alunos e professores de uma turma de ensino médio; -Alunos e professores de uma turma de ensino fundamental; Confesso que com tantos grupos em estudo, estou perdida em como selecionar os meus entrevistados, se você puder me ajudar com alguma dica... Pensei em entrevistar 30% de cada grupo, mas não sei se seria representativa. Agradeço se me responder logo. Dissertação tem que sair... Obrigada.
    • Bianca
      Olá Suellen, bom dia! Você irá aplicar o mesmo questionário em todos os grupos? Caso a resposta seja sim, você precisa saber qual é o seu universo (total de pessoas pertencentes em todos os grupos) de pesquisa para então calcular a sua amostra. Seguindo esse raciocínio, as abordagens por grupo deveram ser estratificadas de acordo com a significância de cada grupo dentro do seu universo. Por exemplo, se os assentamentos forem correspondentes a 50% do seu universo, 50% das pessoas entrevistadas na sua amostra devem fazer parte desse grupo, assim seus dados serão mais fidedignos. Caso você trabalhe com diferentes questionários para cada grupo, você precisa conhecer o universo de pesquisa desse grupo e então calcular a sua amostra, sem a necessidade da estratificação. A nossa calculadora amostral pode te ajudar nesse processo: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ Boa sorte com a sua dissertação. Pode contar com a nossa ajuda!
      • Suellen Gomes
        Entendi Bianca :) Os questionários serão 90% com as mesmas perguntas para todos os entrevistados, no entanto no mesmo questionário terei um tópico especifico para cada grupo estudado. Já estava pensando em realizar a amostragem estratificada por proporção para seguir a minha amostragem, selecionando de forma aleatória meus entrevistados. Mas ainda sim fiquei com uma dúvida, como posso saber a quantidade de assentamentos ideal para fazer a amostragem? Desde já, agradeço imensamente todos os esclarecimentos. Obrigada!!!
      • Bianca
        Ótimo Suellen! Os assentamentos são todos da mesma cidade? Se sim, 12 é o total de assentamentos da cidade? A sua amostra dependerá do que você pretende abordar/descobrir com essa pesquisa ...
      • Suellen Gomes
        São sim... huuuuum
      • Bianca
        Então o ideal é que você utilizasse os 12 assentamentos. Mas, caso seja inviável, você calcula o seu universo com base no número de assentamentos que irá utilizar.
  47. Fernanda
    Olá , boa noite. Estou fazendo uma pesquisa de TCC onde preciso coletar fezes de animais (leitões),na granja onde irei coletar possuem cerca de 270 leitões. Como faço pra calcular a quantidade de amostras ?
    • Bianca
      Olá Fernanda, boa tarde! Considerando um erro amostral de 5% em uma população homogênea, a sua amostra deverá ser de 129 leitões. Se tiver mais dúvidas, é só utilizar a nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/
  48. wilson
    Boa noite, estou fazendo um TCC para avaliar o nível de atividade física, obesidade, e fazer uma associação com risco cardiovascular. A população é constituída de 371 indivíduos e trabalham no setor administrativo, sendo 326 homens e 45 mulheres. Qual seria a minha amostra para essa pesquisa?
    • Bianca
      Olá Wilson, boa tarde! Se você quiser fazer uma representação estratificada e mais fiel da sua amostra você deve entrevistar 141 homens e 39 mulheres. Agora, se o gênero não tiver influência e você considerar o universo total (371 pessoas) você deve entrevistar 149 usuários selecionados de forma aleatória.
  49. LEILA DE SOUZA TAVARES
    75000 unidades. Trabalhar com uma margem de erro de 2%. Qual o tamanho da amostra para aplicar os testes de qualidade?
    • Bianca
      Olá Leila, bom dia! Para uma margem de erro de 2% sua amostra deve ser de 1506 unidades.
  50. Nayla
    Bom dia, a minha pesquisa será longitudinal, onde analisará prontuários de gestantes com Hiv e/ou sífilis de janeiro de 2015 a dezembro de 2016, sendo que em 2015 a média mensal de partos foi de 787 e em 2016 a média mensal foi de 824 partos, de acordo com os dados do Ministério da saúde foram notificados aqui na região Norte 929 casos de HIV (2,6%) em 2015 e 440 casos de HIV 2016 e 3518 casos de sifilis (10,9%) em 2015 e 1910 casos de sifilis em 2016. Gostaria de saber quanto seria a minha amostra?
  51. Jefferson
    Olá, qual a metodologia utilizada para o cálculo? Ou a fonte da equação. Obrigado desde já.
    • Nayla
      Eu gostaria de saber quantos prontuários eu devo utilizar mais ou menos na pesquisa.
    • Bianca
      Olá Jefferson, Essa aula sobre amostragem do prof. Alberto Barbetta da UFSC pode te ajudar a compreender melhor a metodologia e fontes da equação: http://www.inf.ufsc.br/~freitas.filho/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf
  52. Nayla
    Bom dia, a minha pesquisa será longitudinal, onde analisará prontuários de gestantes com Hiv e/ou sífilis de janeiro de 2015 a dezembro de 2016, sendo que em 2015 a média mensal de partos foi de 787 e em 2016 a média mensal foi de 824 partos, de acordo com os dados do Ministério da saúde foram notificados aqui na região Norte 929 casos de HIV (2,6%) em 2015 e 440 casos de HIV 2016 e 3518 casos de sifilis (10,9%) em 2015 e 1910 casos de sifilis em 2016. Gostaria de saber quanto seria a amostra do meu estudo?
    • Bianca
      Olá Nayla, boa tarde! Esses índices da região Norte são referentes as gestantes, correto? Para esse caso, se deseja realizar uma amostra estratificada - que representa mais fielmente o seu universo/população - você teria que analisar 209 prontuários referentes a HIV entre 2015 e 2016 e 236 prontuários referentes a Sífilis entre 2015 e 2016. Caso não exista a necessidade da estratificação, somando os prontuários de HIV e Sífilis você deve analisar 238 ao total.
  53. RODRIGO GUAPO PAVARINA
    Olá boa tarde, Meu nome é Rodrigo, sou mestrando em Odontologia. Na minha dissertação realizarei cirurgias periodontais e três medições em cada dente e obtermos uma média (dentes anteriores 6 dentes), para serem comparadas com medidas realizadas em um exame de tomografia (também 3 medidas por dente para obtermos uma média). Como calcular o tamanho da minha amostra? Temos discutido que o meu N será dente..........
    • Bianca
      Olá Rodrigo, boa tarde! Você está certo, N (universo) será o número de dentes. Por exemplo, se você for avaliar 30 pacientes o seu universo será de 960 dentes (considerando 32 dentes por paciente) então a sua amostra seria de 196 dente para realizar as medições. Você pode realizar este cálculo através da calculadora amostral presente em nosso blog: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Espero ter te ajudado e boa sorte sorte com o mestrado!
  54. Cínthya
    Olá! gostaria de parabenizá-los pelo site e por disponibilizar a ferramenta para calcularmos a amostragem de pesquisas. Utilizei a calculadora de vocês para definir a minha amostragem na minha pesquisa de mestrado e gostaria de confirmar algumas questões: 1 - como a minha população é só de alunos matriculados no ensino médio, eu considerei a população mais homogênea, com erro de 5% e 95% de nível de confiança. Está correto? 2 - minha pesquisa compara alunos de escolas públicas e escolas privadas, porém no momento do cálculo eu somei as duas populações e fiz o cálculo amostral total (hoje eu entendo que deveria ter feito o cálculo por população, mas não tem como voltar atrás). A partir do resultado eu fiz um cálculo de proporção de matrículas em cada esfera para poder distribuir a pesquisa. Tenho dúvidas se esse procedimento foi correto e por esse motivo preciso da ajuda de vocês. Estatisticamente existe alguma forma de justificar o que eu fiz ou terei de assumir que isso fez com que minha amostra se tornasse não representativa? Agradeço imensamente.
    • Bianca
      Olá Cínthya, muito obrigada pelo elogio. Ficamos muito felizes :) 1 - Sim, está correto. Qualquer pesquisa que não lide diretamente com a saúde dos usuários (exemplo: teste de fármacos) um erro de 5% e um nível de 95% de confiança é perfeito! Mais do que isso, ela passa a ser menos representativa ... 2 - O seu cálculo de proporção de matrículas foi baseado no seu universo ou é uma hipótese? Se ele foi baseado no seu universo, estatisticamente você pode justificar que está usando uma amostragem simples estratificada, para tornar a sua população mais representativa. Agora, se o seu cálculo de proporção não tem fundamento, não o utilize e use como justificativa que você optou por usar uma amostragem aleatória simples. O que também é válido! Se tiver maiores dúvidas, consulte esse material: https://sondagenseestudosdeopiniao.wordpress.com/amostragem/amostras-probabilisticas-e-nao-probabilisticas/amostragem-aleatoria-simples/ Boa sorte!
  55. Carlos Henrique
    Boa tarde. Estou querendo fazer uma aplicação de questionários a adolescentes privados de sua liberdade em estabelecimentos socioeducativos nas cidades de recife e Montevideo/Uy, com o intuito de comparar dados e analisar se eles foram vítimas de violência doméstica e se essa razão influenciou seu ingresso no mundo do crime. Gostaria de saber o que é preciso para tornar essa pesquisa um trabalho de cunho científico. Imaginei ouvir 100 menos em cada cidade e trabalhar com os dados já fragmentados.
    • Bianca
      Olá Carlos, muito interessante o seu tema! Você pode transformar a sua pesquisa em um artigo científico através da estruturação da pesquisa e os resultados coletados. Este livro pode te ajudar a entender um projeto de pesquisa desde o início: http://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view Boa Sorte!
      • Carlos Henrique
        Obrigado querida. Agradecido pela sugestão.
      • Bianca
        De nada Carlos! Se tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato com a gente :)
  56. Fernanda Moritz de Barros
    Oi, boa tarde. Vou avaliar no meu trabalho as pacientes que fizeram determinado procedimento em um ambulatório de ginecologia de um hospital. Nesse caso a população para calcular a amostra seria todas as pacientes atendidas no ambulatório, ou apenas aquelas que realizaram o procedimento que eu farei a pesquisa? E posso considerar a população homogênea? Obrigada!
    • Bianca
      Olá Fernanda, bom dia! Sua população pode sim ser considerada homogênea e sua amostra deve ser calculada com base no universo de quantas pacientes já realizaram esse procedimento no ambulatório. Boa sorte!
  57. Adriana
    Oi, boa tarde, apliquei um questionário para uma população de 4.037 pessoas. Deste universo, 858 pessoas responderam ao meu questionário. Qual é a margem de erro?
    • Bianca
      Olá Adriana, boa tarde! Você superou bastante a sua amostra. Se considerar 4% de erro amostral e 99% de confiança (ótimos índices para uma pesquisa) sua amostra seria de 570 pessoas. Se tiver dúvidas pode acessar a nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ Obrigada!
  58. Isabella
    Ola. Vou aplicar um questionário online para alunos e responsaveis de um escola. Sendo que consegui enviar 920 emails para os Pais e para os alunos a divulgação foi feita por meio de cartazes espalhados pela escola e também divulgando em sala de aula o numero de alunos da escola é de 1250 alunos. Como devo calcular a minha amostra? Visto quero saber a opinião tanto de pais quanto de alunos? Devo fazer 2 cálculos de amostra 1 pra cada segmento? Como fazer? Obrigado.
    • Bianca
      Olá Isabella, bom dia! O que você busca saber com a pesquisa? Considerando que pais e alunos participam de formas diferentes do ambiente escolar, seria interessante você realizar dois cálculos amostrais. Considerando que 920 é o seu universo de pais, 195 precisam responder o seu e-mail. Quanto aos alunos, 206 precisam participar da pesquisa. Essa amostra foi calculada com 5% de erro amostral e 95% de nível de confiança. Se possuir mais alguma dúvida, volte a entrar em contato com a gente. Boa sorte!
      • Isabella
        Muito Obrigada em responder. Que referencias posso utilizar para poder explicar esses valores do calculo amostral? O objetivo do estudo é avaliar o grau de satisfação com um aplicativo a partir da visão dos usuários (no caso os usuários são os pais e os alunos). O aplicativo é a nivel de comunicação escolar (calendario de provas, horario das aulas, horarios de recuperação, boletim online.etc...). Mais uma vez obrigada.
      • Bianca
        Olá Isabella, bom dia! O cálculo foi realizado através da nossa calculadora amostral http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Para referência teórica você pode basear-se neste renomado livro no segmento de pesquisas, http://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view . Espero ter ajudado!
  59. Luisa
    Bom Dia, vou fazer um trabalho no qual avaliarei os contatos das pessoas diagnosticadas com hanseníase em um serviço. Sao mais ou menos 100 pacientes, como faço para calcular a amostra da quantidade de contatos desses pacientes que precisarei avaliar?
    • Bianca
      Olá Luisa, bom dia! Você pode realizar este cálculo através da nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Considere um erro amostral de 5% e a confiança de 95%. Se sua população for homogênea, isto é, possuir pouca variação, sua amostra será de 72 pessoas. Boa sorte!
  60. Camila
    Boa tarde. Meu projeto tem um população fixa que se enquadra e poderá ser avaliada. O número é 165 pessoas. Para ter relevância, quantas pessoas precisam responder o questionário? E se o valor de resposta for menor do que o esperado? Obrigada.
    • Bianca
      Oi Camila, boa tarde! Você deverá entrevistar 99 pessoas. Se conseguir menos respostas do que o esperado, pode aumentar sua margem de erro para diminuir o tamanho da sua amostra. Boa sorte!
  61. Lucineia
    Olá para determinar a quantidade de pessoas a serem testadas em um teste rápido, para determinar a prevalência de determinada doença. Como procedo Obrigada
    • Bianca
      Olá Lucineia, bom dia! No caso de uma pesquisa quantitativa, você precisaria realizar o seu cálculo amostral em cima de um universo. Porém, para ser algo rápido você pode realizar uma pesquisa qualitativa, onde você deve entrevistar pelo menos 10 pessoas acerca do tema que deseja explorar. A pesquisa qualitativa deve compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais. Se tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato com a gente. Boa Sorte!
  62. Fabienne Diogo
    Oi, boa tarde, apliquei um questionário para uma população de 267 pessoas. Deste universo, 201 pessoas responderam ao meu questionário. Qual é a minha amostra e margem de erro?
    • Bianca
      Olá Fabienne, bom dia! Se você considerar um erro amostral de 3% e um nível de confiança de 95%, você precisaria de 193 respostas. Contando com 201, está ótimo e permanece dentro dessa faixa!
  63. Pablo Cardoso
    Bom dia, estou realizando uma pesquisa quantitativa para minha monografia com população de 890 pessoas de um determinado curso de graduação definidas pela metodologia. Minha dúvida é, uso a distribuição homogênea ou heterogênea? E qual a diferença entre as duas?
    • Bianca
      Olá Pablo, bom dia! Sua população irá depender do tipo de problema de pesquisa que você busca resolver. Este material da UFSC pode te ajudar melhor a definir sua população: http://www.inf.ufsc.br/~marcelo.menezes.reis/Cap7.pdf . Se possuir alguma dúvida pode entrar em contato com a gente. Boa Sorte!
  64. Maíra
    Boa noite, tenho 219 pessoas para serem analisadas, porém no momento da pesquisa apenas 213 puderam ser entrevistadas. Minha porcentagem deve considerar 219 ou 213 mencionando que 6 não foram entrevistados. Deverá aparecer 6 pessoas (x%) não puderam ser entrevistas, x pessoas responderam A, x responderam B....
    • Bianca
      Olá Maíra, boa tarde! Para o número de entrevistas coletadas você pode realizar seu cálculo amostral com um erro amostral de 1% e um nível de confiança de 95%. Se tiver alguma dúvida acesse a nossa calculadora amostral http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Obrigada!
  65. Cledson de Lima
    Meu nobre. Já fiz o cálculo e preciso confirmar: Meu estudo seria aplicar um questionário em todas as capitais brasileiras que somando atualmente daria em torno de 50 milhões de habitantes. Quero pegar uma amostra geral para saber quais são as marcas mais odiadas pelas pessoas. Na calculadora apareceu 45. Esse seria o número da amostra que eu deveria fazer por cada capital ou a quantidade geral. Coloquei 50/50
    • Bianca
      Olá Cledson, bom dia! Muito interessante o seu objeto de pesquisa, quando estiver pronto encaminha pra gente :) Sobre a amostra, provavelmente você deve ter inserido o número com "." e por isso esta baixa amostra. Sua amostra real para uma população de 50 milhões seria de 385 pessoas considerando um erro amostral de 5% e uma população heterogênea. Boa Sorte!
  66. patrícia
    saudações, gostei e usei a vossa calculadora, agora já tenho o tamanho da minha amostra. mas o problema já é da citação do autor! o meu supervisor me recomendou por o nome do autor é não o web ou site. então posso ter o a referência bibliografia do autor da vossa calculadora?
    • Bianca
      Olá Patrícia, bom dia! Você pode usar essa fonte como referência: http://www.inf.ufsc.br/~freitas.filho/cursos/Metodos/2005-2/Aulas/A11-12/6%20-%20Amostragem%20pf.pdf . Obrigada!
  67. Angelica
    Olá Na pesquisa terão pacientes infartados e pacientes controle, onde serão realizados alguns exames laboratoriais para a detecção de infarto nos pacientes (infartado e controle) e comparar o resultado de ambos. Gostaria de saber o que colocar nos itens: População –???? Erro amostral – Seria 5% ?? Distribuição da população –?? Nível de confiança – ?? Ainda, o resultado da amostra que será calculado representa o numero de paciente infartado e controle?
    • Bianca
      Olá Angelica, boa tarde! A sua população é composta pelo conjunto de todas as pessoas ou resultados sob investigação. Ou seja, quantas pacientes você tem "disponíveis" para realizar a pesquisa. Dentro deste número você realizará o cálculo amostral, que será uma parte representativa de todo o seu universo/população de pacientes. O erro amostral padrão é de 5% e o nível de confiança 95%. Como você irá trabalhar com pacientes infartados e pacientes controle considere uma população heterogênea, 50/50. Se possuir mais dúvidas é só entrar em contato com a gente. Boa sorte!
  68. Fernando
    Bom dia. Estou realizando uma pesquisa com empresas que participaram de um programa. A população é de 34 empresas porém só consegui 10 respostas. Isso equivale a um erro amostral de 20% num nível de confiaça de 95%. Essa pesquisa poderia, ainda assim, ser considerada válida?
    • Bianca
      Olá Fernando, bom dia! Erro amostral é o quanto seus índices podem variar. Adotando um erro amostral de 20% significa que o resultado da sua pesquisa poderá variar 20% para mais ou para menos. Isto não a torna inválida, porém pode deixar de ser representativa devido a esta grande margem percentual. Obrigada!
  69. ALANA BEATRIZ
    OLÁ, TENHO QUE DESENVOLVER UM TRABALHO NO QUAL EU PRECISO SOMENTE DO VALOR DA AMOSTRA. SENDO QUE A PESQUISA É SOBRE 9 CIDADES BRASILEIRAS , ONDE CADA UMA EXISTE UM PERCENTUAL DE DISTRIBUIÇÃO DE REDE DE ESGOTO. QUAL SERIA A POPULAÇÃO, E COMO FAÇO PARA TIRAR A AMOSTRA DESSA PESQUISA.
    • Bianca
      Olá Alana, bom dia! Você irá trabalhar com o número de cidades ou realizará entrevistas nestas cidades? Para o primeiro caso, a sua amostra será de 9 cidades e para o segundo, é preciso saber o número do Universo. Caso queria consultar a nossa calculadora amostral, fique a vontade: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ Boa sorte!
  70. Bruno
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo Site e pelas informações disponibilizadas. :) Entretanto, tenho uma dúvida relativamente à uma pesquisa que desenvolvo atualmente. Estudo a representação social do Brasil, por meio de notícias coletadas em quatro jornais durante todo o ano de 2016, Possuo 5.694 notícias coletadas e preciso definir uma amostra para realizar análise do discurso, já que com o total das 5.694 torna-se inviável pelo tempo e também pelo tamanho final da pesquisa. Nesse sentido e com esta problemática apresentada, qual tipo de amostragem você recomendaria, como mais confiável e interessante? Como definir um erro amostral condizente e outras variáveis para este problemática, de forma que seja plausível justificar posteriormente? Muito obrigado pela atenção :)
    • Bianca
      Olá Bruno, bom dia! Muito obrigada, ficamos muito felizes com o seu feedback :) Bem interessante o seu projeto de pesquisa, vou tentar te ajudar. Eu te aconselharia a realizar uma "amostra aleatória estratificada". Desse seu universo total de notícias (5.694) veja a correspondência da % de notícias por mês dentro desse valor. Por exemplo, se em Janeiro você tem um total de 2.847 notícias, isso corresponderia a 50% do seu universo. Então, para a sua amostra, o mês de Janeiro também deve corresponder com 50% do valor total da sua amostra. Certo? Este tipo de amostra que divide por estratos a sua população/universo seria a mais representativa no seu caso considerando essa variação mensal de notícias. Quanto ao número exato da sua amostra, ele pode ser consultado na nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Um erro amostral de 5%, nível de confiança de 95% e uma população mais homogênea (considerando que todas as notícias são referentes a um determinado tema) são os parâmetros ideais para a sua pesquisa. Se tiver mais alguma dúvida pode entrar em contato. Boa sorte!
      • Bruno
        Bianca, Muito obrigado pela atenção e ajuda! Parabéns pelo trabalho de vocês. Um abraço, Bruno
      • Bianca
        Olá Bruno, bom dia! Muito obrigada pelo comentário :D Continue acessando o nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades!
  71. Bruno
    Em complemento à questão anterior, esqueci-me de mencionar que possuo as notícias divididas pelos meses do ano (janeiro a dezembro), tendo cada mês um número diferente de notícias, tendo alguns meses bem mais notícias que outros. Nesse sentido, após obter um número indicado pela calculadora, de que forma poderia proceder na escolha das notícias pelos meses, considerando essa diferença quantitativa entre eles? Muito obrigado :)
  72. Letícia
    Olá.. boa noite. Minha pesquisa envolve a aplicação de uma escala de ansiedade e depressão em professores de escolas municipais. Gostaria de saber quantos professores deveriam participar da pesquisa para que ela se torne representativa? O município tem 94 escolas municipais, não tenho ainda o total de professores.
    • Bianca
      Olá Letícia, bom dia! O ideal seria o número de professores, porém também podemos realizar o cálculo com o número de escolas. Considerando um erro amostral de 5% e uma confiança de 95% para uma população homogênea, você precisaria entrevistar os professores de 69 escolas para que a sua pesquisa se torne representativa. Estou à disposição caso possua maiores dúvidas. Obrigada!
  73. Leonardo Carvalho
    Bom dia, Bianca Gostaria de parabenizá-la pelo artigo e pelas respostas. Tem ajudado muitas pessoas! Minha pergunta não é sobre o número de participantes da amostra, mas sobre a captação das respostas em si. Minha proposta de pesquisa envolve captar a percepção dos profissionais de RH sobre a temática diversidade nas empresas. Sobre a população, não existe a informação sobre o número total de profissionais, então estou assumindo que se trata de uma população infinita. Para a margem de erro de 5% preciso de 384 respostas. Até ai está tranquilo. Minha questão está na sutileza sobre a aleatoriedade: nos manuais de estatística normalmente dizem que o pesquisador sorteia os entrevistados e aplica o questionário para essas pessoas, garantindo que todos tenham a mesma possibilidade de serem sorteados. Imagino que se trata de uma concepção apenas teórica, já que mesmo numa coleta presencial não é possível garantir que a pessoa selecionada irá completar a resposta. Dito tudo isso, gostaria de fazer duas perguntas: 1. É valida a pesquisa que não sorteia expressamente cada respondente? Na impossibilidade de falar com a população geral de profissionais, o pedido de respostas seria enviado por meio online. Por serem respostas online, consigo determinar a região de cada profissional, mas não consigo garantir que vão responder. Seria algo mais por adesão e pouco programada. A captação online fragiliza minha amostra? 2. Do total de centenas de milhares de profissionais em potencial, consigo acessar apenas 10mil deles por um mailing de uma associação de RH: isso garantiria a aletoridade necessária para generalizar a opinião desses profissionais? Muito obrigado pela atenção!
    • Bianca
      Olá Leonardo, bom dia! Muito obrigada, nós da Comentto ficamos muito felizes com os elogios. Referente a sua pesquisa, por que não adota o mailing de 10 mil profissionais como a sua população? Assim, sua amostra seria calculada com base nesses contatos e o fato da distribuição ser online não fragilizaria sua pesquisa, pois você estaria trabalhando com um universo pré - estabelecido. Considerando uma população infinita, para a sua pesquisa tornar-se mais representativa você deveria trabalhar com amostras segmentadas, por exemplo, por estado. A captação online não fragilizaria sua pesquisa,mas tornaria mais difícil atingir a amostra exata segmentada, seja ela qual for. Por isso muitas vezes questionários online não são recomendados, pois acabam contando com respostas de muitas pessoas que não seriam o perfil exato para responder a pesquisa. Se precisar de mais alguma ajuda é só entrar em contato. Boa Sorte!
      • Leonardo Carvalho
        Muito obrigado pela resposta! Comentando sua segunda resposta: com a dificuldade de acessar tantos profissionais e sem os meios de criar um percentual de respostas para cada Estado, decidi focar apenas em SP. Considerando que algumas pessoas possam ter acesso ao link do formulario e não estarem no perfil da pesquisa, inclui duas questões que segmentam os respondentes. Assim, todos que responderem ao questionário precisam informar se são ou não profissionais de RH. A ideia é descartar todos(as) que não forem profissionais da área. Você acredita que dessa forma a captação on-line se torna robusta o suficiente para tentar generalizações? Tenho visto vários estudos recentes que até viraram manchetes de grandes jornais, mas tem amostras muito frágeis e, diante dos especialistas, todo o estudo fica comprometido. Retomando, em resumo, minha estratégia de captação de respostas envolve: (1) usar mailing de associações que congregam profissionais de RH do Estado de SP (agora tenho acesso a 50mil associados, profissionais de RH); (2) incluir uma questão sobre localidade, para delimitar os respondentes à SP; (3) incluir questão que confirma se o respondente é profissional (ou não) de RH, excluindo os(as) respondentes que estiverem fora do perfil. Se depois desse filtro, delimitado a SP, chegar às 384 respostas válidas, eu poderia generalizar os resultados? Uma chamada ao estilo "76% do gestores de RH do Estado de SP acreditam que a diversidade cultural foi benéfica para a empresa... ..." poderia ser veiculada sem muitos riscos??? Quero evitar ao máximo as falhas metodológicas -- como uma amostra frágil -- para que o material possa ser relevante para as Organizações Sociais que vão utilizar os dados para melhor se aproximar das empresas. Por favor, me desculpe as mensagens longas... Muito obrigado pela atenção!
      • Bianca
        Olá Leonardo, bom dia! Desta forma sua pesquisa torna-se sim robusta o suficiente para generalizações. Tente distribuir da forma mais focada possível, como pelo mailling ou grupos específicos de Facebook. Tudo isso irá economizar seu tempo de tabulação, descartando menos respostas que não se adequam ao perfil da pesquisa. Uma chamada deste tipo pode ser realizada sem riscos. Com um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 5% sua pesquisa segue os padrões ideais estatísticos para ser confiável. Caso necessite de ajuda neste sentido, a Comentto oferece uma plataforma online para a captação e análise de dados. Se desejar mais informações pode enviar um e-mail para carlos@comentto.com . Estou à disposição caso necessite de mais alguma ajuda. Confesso que estou curiosa para ver sua pesquisa, depois compartilha o resultado com a gente :) Boa sorte!
  74. Carlos Henrique
    Fala professor me chamo Carlos. Estou fazendo um mestrado e querendo aplicar questionários para a comunidade das cidades de Recife (1,538 milhão de habitantes) e a cidade de Montevideo (1,38 milhão de habitantes) para fazer um paralelo entre as opiniões dos cidadãos face ao tema dos adolescentes infratores. Já apliquei 100 questionários na cidade de Montevidéo. É pouco? Qual seria o ideal? Para quantas pessoas eu teria que aplicar o questionário em Recife com base em sua população? Estou perdido, desesperado e precisando de ajuda?! kkkkkkkkkkkkkkk
    • Bianca
      Olá Carlos, bom dia! Você pode obter a sua amostra necessária através da nossa calculadora amostral http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Coloque a população de cada cidade e se a sua pesquisa não for relacionada a saúde, pode considerar um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95%. Se nas cidades você não irá entrevistar um segmento específico, considere uma população heterogênea. Caso possua mais alguma dúvida pode entrar em contato com a gente! Boa sorte!
  75. Célia
    Parabéns pelo excelente trabalho! Há possibilidade de criar uma amostra representativa para um inquérito online a partir de dados off (como censos)? Por exemplo, tendo em conta quotas de sexo e idade...
    • Bianca
      Olá Célia, bom dia! Muito obrigada pelo elogio :) É possível sim, você só precisa ter tudo isso explicado na sua metodologia de pesquisa.
  76. Bruna
    Olá, estou com uma dúvida numa questão: "Uma determinada população pode ser dividida em três estratos, sendo que dentro dos estratos pode ser considerado que há homogeneidade. O primeiro estrato tem 20000 elementos, o segundo tem 45000 elementos e o terceiro tem 5000 elementos. Considerando um erro amostral de 2,0%, calcule o tamanho total da amostra, considerando que a população é homogênea." Pode me ajudar? Obrigada
    • Bianca
      Olá Bruna, bom dia! Para determinar o tamanho da amostra você pode usar a nossa calculadora amostral http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . É só inserir os dados e ela irá te fornecer o valor.
      • Bruna
        Boa tarde Bianca Mas no enunciado não tem nível de confiança, e é um dos requisitos da sua calculadora.
      • Bianca
        Bom dia, Bruna! Geralmente 95% ou 99% são os índices usados.
  77. Zana
    Olá. Minha pesquisa é de satisfação com um serviço interno de comunicação. Há trabalhadores com vários vínculos: celetista, estatutário, estagiário, terceirizado. E todos trabalham no mesmo local. São em torno de 4000. Quero saber qual é a margem de erro, a mostra e o índice de confiança.
    • Bianca
      Olá Zana, bom dia! Para este Universo, considerando um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95% sua amostra será de 232 pessoas. Se desejar, pode acessar a nossa calculadora amostral em nosso blog: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ Boa Sorte!
  78. Marco A Carezzato
    Se tenho 170 pessoas de uma população , qual amostragem ? Seu cálculo informou 110. Em que está baseado ? Como saber se 20 % ou 50% é a porcentagem correta da população ?
    • Bianca
      Olá Marco, bom dia! Nossa calculadora é baseada na teoria estatística de pesquisa. Qual é a sua população? Se desejar me contar um pouco sobre o seu projeto de pesquisa, posso te auxiliar melhor. Obrigada!
  79. Adriana
    Olá estou desenvolvendo um projeto para o mestrado. Minha pesquisa será feita inicialmente em 27 escolas que representam 100% , após isso farei um levantamento junto aos professores destas escolas. Porém gostaria de realizar esse levantamento em apenas um percentual que representasse parte dessas escolas. Não sei que valor seria mais relevante... 10 ,20 ,30% ? Que quantidade seria suficiente para uma amostragem de 27 escolas?
    • Adriana
      Eu não terei tempo suficiente para fazer o levantamento (por meio de questionário e entrevista) em todas as 27 escolas, por isso queria saber um percentual que fosse relevante e válido.
    • Bianca
      Olá Adriana, bom dia! Você pode trabalhar a margem do erro amostral para determinar em quantas escolas deve realizar a entrevista. Se o seu erro amostral for de 10%, você deve realizar as entrevistas em 19 escolas. Geralmente para pesquisa, é aceitável uma margem de erro de até 7 %. Porém, 10% não irá comprometer o seu projeto. Se tiver mais alguma dúvida é só falar. Boa sorte!
  80. Amanda Bento Aloy
    Olá, o que posso fazer pra calcular a porcentagem de pessoas que tenho que entrevistar para um questionário? Eu gostaria de fazer ele baseado em toda população da minha cidade.
    • Bianca
      Olá Amanda, bom dia! Com base na população da sua cidade, você pode calcular a amostra para a sua pesquisa através da nossa calculadora amostral: http://comentto.com/blog/calculadora-amostral/ . Boa sorte!
  81. Lucas
    Olá. Em uma população de 5000 pessoas e eu quero comparar determinada variável de homens e mulheres, qual deve ser o tamanho amostram para cada sexo? Eu não sei a quantidade de homens e mulheres da população, apenas a quantidade geral.
    • Bianca
      Olá Lucas, bom dia! Já que você não possui a quantidade certa dos gêneros, 357 seria sua amostra ideal para 5000 pessoas. Você pode distinguir homens de mulheres de acordo com os parâmetros usados pelo IBGE, onde as mulheres representam a maioria da população. https://www.ibge.gov.br/
  82. Rose
    Boa noite! Estou fazendo um levantamento do numero de visitas registradas em um caderno da recepção de uma instituição. Como faço o calculo do grau de confiabilidade? não há um numero exato,de pessoas que visitam, somente o numero de moradores da instituição.
    • Bianca Campos
      Olá Rose, bom dia! Você pode usar o número de moradores da instituição e realizar um cálculo amostral para ver a média de quantas visitas registradas você deve possuir. O grau de confiabilidade para uma pesquisa geralmente é de 95%. Obrigada!
  83. Anderson
    Boa tarde! Estou no processo de análises do meu TCC e me surgiu uma dúvida rs Coletei todos os meus dados em porcentagem, por ele não representar uma característica da curva normal (- infinito até + infinito), posso aplicar a média, mediana e moda? Será que terei que transformar os dados? Ou aplico algum teste para ver a normalidade dos dados? Obrigado.
    • Bianca Campos
      Olá Anderson, bom dia! Eu não entendi muito bem a sua pergunta, o que seriam esses dados em porcentagem? Acredito que um matemático ou um estatístico poderá te ajudar melhor. Obrigada!

Deixe um comentário---

Back to top