Pesquisa de market share: saiba o que é e porque realizá-la

Pesquisa de market share: saiba o que é e porque realizá-la

Você sabe o que é pesquisa de market share? Entre todas as métricas que podem ajudar a medir o sucesso de uma empresa, essa com toda certeza é fundamental.

Curto e reto, Market Share significa “participação de mercado” e indica o tamanho da fatia do mercado que uma empresa possui em um segmento como um todo e/ou no seu volume de vendas total.

Market Share
Market Share

Por exemplo, se numa pesquisa de market share determinamos que a empresa possui 25% de um mercado, podemos então dizer que o market share dessa empresa é de 25%. Vejam que o mesmo raciocínio pode ser aplicado para o volume total de vendas da empresa, comparado ao volume total do mercado.

Tanto em percentual de participação, como em valor monetário do volume total de vendas, o market share expressará a mesma coisa, a participação de mercado da empresa num determinado momento.

Mas atenção, como Kotler (2000) afirma, se as vendas de determinada empresa cresceram 5% ao ano, mas as vendas do setor cresceram 10%, a empresa na verdade perdeu participação no mercado, não conseguindo crescer verdadeiramente.

O market share é a “bússola” para grande parte das estratégias de mercado e busca por novos clientes. Bem realizado, apresenta, alem de seu tamanho frente a concorrência, seu crescimento ou decrescimento, suas forças e dificuldades, a aceitação dos seus produtos/serviços e revelará ainda boas oportunidades.

Sua realização obedece a critérios estatísticos como em qualquer pesquisa quantitativa, onde o principal desafio é contar com dados fidedígnos que consigam direcionar e traduzir a pesquisa de market share em métricas confiáveis.

Não importa qual o tipo de produto/serviço sua empresa oferece, sempre haverá concorrentes competindo por mais mercado, e sem dúvida a pesquisa de market share é uma das principais ferramentas para a empresa gerar o tão desejado sucesso!

Nós, da Comentto, somos especialistas em pesquisas de market share, entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre como podemos ajudar seu negócio.

Deixe um comentário---

Back to top