Horários nobres em redes sociais: por que conhecê-los?

Antes de falarmos sobre os Horários Nobres das Redes Sociais, precisamos entender um pouco o consumo dessas mídias no nosso país.

A IAB Brasil em parceria com a comScore realizou um estudo sobre hábitos de consumo de mídia, que investigou a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, a internet é considerada o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados. (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Pesquisas não-lineares, como realizar o que era praticamente impossível?

As pesquisas lineares, aquelas que se desenvolvem numa única direção, ou seja, a seqüência de perguntas é sempre a mesma, independente das respostas dadas por cada indivíduo entrevistado, são muito simples de serem realizadas, sejam por questionários impressos ou meios eletrônicos.

Agora, como fazer pesquisas não-lineares, aquelas em que a seqüência de perguntas muda em função das respostas dadas por cada indivíduo? (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Pesquisas qualitativas e quantitativas: diferenças e implicações

 Quando as empresas entram em algum mercado, possuem algum problema ou querem descobrir algo sobre o seu negócio, precisam realizar uma pesquisa de mercado. O que ocorre muitas vezes é não utilizar a metodologia correta na aplicação dessa ferramenta. Uma das questões mais freqüentes é: O que seria melhor implantar, uma pesquisa qualitativa ou quantitativa? (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Cliente Satisfeito x Fidelização: entendendo a Hierarquia de Valor para o cliente no processo de fidelização

O que é melhor, satisfazer ou fidelizar, você seria capaz de afirmar com segurança?

Segundo Fred Reichheld, criador do Net Promoter Score, devemos visar clientes fiéis “porque os clientes fiéis costumam voltar, compram produtos e serviços adicionais, recomendam a empresa aos amigos, fornecem feedback valioso, custam menos e são menos sensíveis a preço”, tá bom pra você? (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Pesquisa de Satisfação do Cliente: o que é, por que fazer e como fazer?

Pesquisar pode parecer difícil, complicado e distante, mas isso não é verdade. Acessível para a maior parte das empresas, é a chave, o ponto de partida, para o sucesso do seu negócio.

Mas o que é satisfação? Segundo Philip Kotler, satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto ou serviço em relação às expectativas do comprador, … ufa! Resumindo, para Detzel e Desatnick, é simplesmente o grau de felicidade experimentada pelo cliente. (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Cálculo Amostral: como calcular o número de indivíduos necessários para uma pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa trabalha com indicadores numéricos, rígidos critérios estatísticos e realiza projeções para a população.

Um dos erros mais comuns na realização dessas pesquisas está na definição da amostra. Por desconhecimento, o pesquisador decide entrevistar um grande número de pessoas, quase a totalidade do seu universo, como única forma se obter resultados confiáveis. (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus

Estratégias de fidelização: como criar relações duradouras com seus clientes

Fidelização é o ato de tornar clientes em pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço.

Normalmente confundida com a satisfação do cliente, a fidelização é um relacionamento de longo prazo, enquanto a satisfação pode ser conseguida em uma única transação, não impedindo que o cliente busque um concorrente. (mais…)

Facebooktwittergoogle_plus